Skip to main content
Relacionamento Abusivo

O que é Relacionamento Abusivo

 

Olá minhas lindas!

Hoje falaremos de um assunto muito sério.. O Relacionamento Abusivo.

A maioria das pessoas acham que um relacionamento abusivo é apenas aquele ligado a violência, mas não se enganem, existe muito mais por trás das cortinas.

O maior problema de um relacionamento abusivo é a pessoa que está sofrendo o abuso saber de sua situação para começar a tomar alguma atitude.

 

O que é relacionamento abusivo

O relacionamento abusivo se caracteriza por ser um relacionamento onde uma das partes estar sempre tentando manipular a outra, seja através de abusos verbais, psicológicos ou até mesmo físicos. Portanto na grande maioria das vezes o abusador faz uso de chantagens, ameaças e comentários maliciosos para tentar mudar a perspectiva da vítima sobre a relação.

Cuidado! o Ciúme pode ser o principal ponto em um relacionamento abusivo. A relação abusiva é marcada por um ciúme possessivo que desencadeia em ameaças verbais e físicas.

Não precisamos procurar muito para achar na internet e televisão vários casos de agressões e até mortes devido ao ciúme possessivo dos homens.

relacionamento abusivo mulher oprimida

 

Sinais de que você está em um relacionamento abusivo

A grande maioria das vezes as pessoas se quer sabem que estão em um namoro ou relação abusiva.

#Ele ou ela acham que tem o direito de controlar tudo que você veste ou suas escolhas

Muitas mulheres já passaram por isso. Quando vão sair para algum lugar o namorado ou marido as proíbem de vestir algo. No início pode até parecer que é apenas preocupação, mas em muitos casos isso acaba sendo um exemplo claro de abuso.

Ciúme excessivo e ser controlador são normais em uma relação abusiva. Ele passa a tentar controlar até onde você pode ou não ir e até mesmo quem você pode ou não se encontrar.

Geralmente estes são os sinais iniciais, mas isso pode facilmente se tornar violento.

#Você é constantemente diminuída e menosprezada durante as conversas

Ele pode fazer com que você se sinta inútil de uma forma bem discreta, e não precisa ser necessariamente apenas em discussões. Ele sempre fará com que você nunca tenha razão sobre nada, que você sempre fala a coisa errada.

Quando falamos em relacionamento abusivo, vem logo em nossa mente a violência física, mas nem sempre é assim. Neste caso, estamos falando de violência moral, ela se caracteriza quando o homem humilha e desqualifica a parceira.

Pode ser que ele nunca tenha te agredido fisicamente, mas sempre faz com que você se sinta desmerecida, um lixo, como se não houvesse valor algum.

abuso verbal mulher

#Você permite que ele faça coisas contra a sua vontade por medo de como ele possa reagir, inclusive durante o sexo

Quando você não está afim de fazer sexo e ele insiste, aí você acaba cedendo apenas para satisfaze-lo.  De alguma forma ele faz com que você se sinta obrigada a fazer somente para agrada-lo.

Isso se chama estupro. Sim! existe o estupro dentro do relacionamento, seja com o marido ou com namorado. O estupro não é só quando alguém te pega a força na rua, ele também ocorre dentro de casa com o seu parceiro. Fazer sexo somente para agrada-lo, ou sexo anal forçado sem o seu consentimento, se caracteriza como estupro.

#Ele diz que ninguém nunca vai te querer além dele, te julga incapaz de conquistar outra pessoa

Fique atenta a esse tipo de frase. É um tipo de violência psicológica, que pode ser feita através de ameaças, chantagens e controle.

Frases do tipo: “Se você me ama, faça tal coisa”, “Se não fizer aquilo eu te largo”. Também são frases que se caracterizam como violência psicológica.

#Ele bate em você, grita e sempre é violento, e diz que vai mudar e não vai mais fazer isso

Definitivamente nada disso é normal. Não se sinta culpada por isso, pelas atitudes que ele comete.

Não se engane, hoje ele grita, amanha quebra um copo, e depois agride você.

Não caia nas palavras doces que ele diz a você logo após a briga, não acredite nos pedidos de desculpas. Sempre logo após uma explosão, vem o momento de lua de mel, tudo fica bem. Ele vai se mostrar arrependido, diz que vai procurar ajuda, que está arrependido. Te presenteia, e te coloca em um pedestal, dizendo que você é a mulher da vida dele, e que sem você ele não vive. E são nesses momentos que você decide não denuncia-lo e acha que está tudo bem.

Nós queremos o nosso companheiro, mas não queremos a violência. Tudo sempre melhora depois das brigas, e é isso que está errado, os bons momentos podem durar o tempo que for, mas o ciclo da violência sempre volta.

Violência contra a mulher - relacionamento abusivo

#Não te deixa ser independente financeiramente

Você não estuda, não trabalha e praticamente não tem vida social se ele não estiver ao seu lado.

Ele controla todo o dinheiro, porque sabe que se você for uma mulher independente pode deixa-lo a qualquer momento. E também porque ele quer ter sempre o controle sobre você.

Quer controlar os lugares que você frequenta, as pessoas que te rodeiam, enfim, tudo que você faz. Se você não tem poder financeiro, fica melhor pra ele poder te humilhar, te tratar como lixo e fazer com que você pense que não é nada sem ele.

#Controla suas redes sociais e contatos telefônicos

Tem atitudes exageradas em relação a quem você segue ou deixa de seguir nas redes sociais, te proíbe de conversar com outras pessoas, apaga contatos do seu celular.

São atitudes clássicas! parecem bobas, mas não são, ele está sendo abusivo. Não permita isso, tome as rédeas da situação.

#Faz com que você se sinta culpada pelas atitudes agressivas dele

Não acredite, não se sinta culpada. Se tem algum culpado nessa relação é ele.

Ele é responsável pelos próprios atos.

Namoro abusivo

#Não apoia as suas conquistas ou não tem uma boa reação ás coisas boas que te acontecem

Sempre quando há uma comemoração ás suas conquistas, ele começa uma discussão boba, só para te falar te alguma forma que você não é boa o suficiente.

Fazendo com que você questione sobre si mesma e sua capacidade.

 

Conclusão

Amiga, estou aqui para te alertar e tentar de ajudar de alguma forma.

O relacionamento abusivo é  quando uma das partes tenta controlar e submeter a outra parte a sua vontade, usando de violências psicológicas (muitas vezes quase imperceptíveis) e até físicas.

Se você identificou qualquer um desse sinais que eu citei aqui, procure uma ajuda de confiança e caia fora desse homem, termine essa relação.

Ele sempre irá tentar te convencer que vai mudar, que nunca mais irá cometer esses abusos novamente, MAS NÃO CAIA NESSA (de novo). Talvez você possa até tentar um pouco mais caso ele comece a fazer algum acompanhamento psicológico junto de você, mas mesmo assim, o ideal é pular fora. É ele quem precisa ser mudado, ele pode sofrer de qualquer abuso ou humilhação na rua, e pra não se sentir impotente desconta em você. Ele não está certo em praticar esses abusos e não é uma justificativa, mas ele precisa se tratar.

Busque suporte de algum parente ou amiga que você confia, faça um tratamento psicológico, porque eu sei que não é nada fácil sair de um relacionamento abusivo, você precisa buscar ajuda profissional. Nunca, nunca, nunca, se sinta inferior, um lixo ou incapaz de fazer qualquer coisa. Você pode tudo, inclusive dar um basta nessa situação. Seja forte e se esforce para que isso acabe.

Devemos sempre levar em consideração que o Relacionamento Abusivo nem sempre acontece como a mulher sendo a vítima.

Se você está em um relacionamento abusivo ou conhece alguém e queira ajudar, ligue para o 180, central de atendimento á mulher, você poderá conversar com alguém de confiança. A central funciona 24 horas por dia. Ou procure uma Delegacia da Mulher.

 

 

Bárbara Gabriela carvalho

Temperamento um pouco difícil, (TPM eterna rsrsrs) e portanto é preciso de um pouco de tempo para que eu goste e que gostem de mim. Não sou de esconder sentimento e nem de fingir algo que não sou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *